

compostagem
COMPOSTAGEM
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.
Por isso, compostar é um ato de alto valor ecológico e que marca o individuo como uma pessoa consciente e de elevada qualidade cidadã.
A compostagem é realizada com o uso dos próprios micro-organismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.
DEFESA DO MEIO AMBIELTE E DA SAUDE PUBLICA
A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir graves doenças aos seres humanos.
Com a compostagem, conseguem-se três enormes vantagens:
-
evita a poluição;
-
gera renda;
-
faz com que a matéria orgânica seja reciclada e volte a ser usada de forma útil.
A COLETA SELETIVA DO LIXO ORGÂNICO
Para que ocorra a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgânico para os locais de compostagem e os resíduos sólidos para recicladores. A compostagem também pode ser realizada em casa no quintal ou na horta, seguindo algumas simples orientações técnicas básicas.