top of page

piscicultura

I'

PISCICULTURA

O desiquilibrio ecologico do nosso planeta nao se situa so nos problemas do meio-ambiente terrestre. Provocados pela poluiçao e pelos fatores negativos das industrias ou dos transportes.A pesca industrial nos oceanos está metendo em perigo a existenia de inumeras especies.

          O aquecimento global está interagindo negativamente com o equilibrio dos sistemas ecologicos dos oceanos. É absolutamente certo que as regioes maritimas e as proprias massas oceanicas vao ser tao afetadas quanto o foram as regioes terrestres. Os governos de todos os paises com orla litoral lutam para defender as suas aguas territoriais comtra a invasao de frotas pesqueiras altamente industrializadas. O consumo de peixe e derivados  é enorme no contexto muldial, portanto os grandes interesses do comercio alimentar estao apenas interessados nos aspetos quantitativos da pesca oceanica, sendo portanto completamente indiferentes às consequencias catrastoficas da pesca sem limites.

           Temdo em conta as necessidades alimentares e a defesa dos interesses humanos, a soluçao desta grave situaçao pode vir a estar na produçao de peixe em cativeiro, onde o produtor de peixe não sofre das mesmas contingencias do pescador.

           A piscicultura é um ramo da aqüicultura, dedicado a criação de peixes em condições de confinamento. A sua principal preocupaçao é a de popularizar a criação de peixes, de uma maneira auto-sustentável , tendo como objetivo a melhoria das condições de vida, neste caso da nossa  região. O peixe além de ser um animal de carne saudável e de alto valor nutritivo, pode ser produzido a baixo custo, sendo oferecido em sua criação diversos alimentos de qualidade e de facil aquisição, o que torna a criação sustentável.

           A COOPAFQ pretende realizar um projeto de piscicultura auto-sustentável desde a sua implantação até a colheita respeitando as etapas exigidas e técnicas a serem executadas. Estas técnicas despensam o uso de conhecimentos agrícolas específicos, além disso, os peixes são criados com pouco trabalho humano. De uma forma geral para a elaboração desse projeto deve ser respeitado alguns aspectos zootécnicos básicos, para o cultivo adequado das espécies, outro aspecto de suma importância citado está relacionado à importância da carne do peixe na alimentação e sua relação sócio econômica. Na alimentação a carne do peixe representa uma fonte alternativa de diversos componentes de alto valor nutritivo.

            E sua relação econômica está associado à melhora na qualidade de vida local e no estimulo da sociedade a cultivar e comercializar peixes, tendo como conseqüência o crescimento da economia local o aumento da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dessa região. Assim a piscicultura torna-se importante elemento dinamizante do local onde é desenvolvida aumentando as perspectivas de dias melhores nestes locais.

 

© 2013 by COOPAFQ. Tos os direitos reservadositos reservados.OSENILDO

BEN

bottom of page